Lugar de honra

Dá para imaginar essa cena, Jesus na casa de um fariseu importante, só observando a atitude das pessoas.  Cada uma buscando os melhores lugares para se assentar. Então Ele começa a falar sobre um banquete de casamento…

Quando notou como os convidados escolhiam os lugares de honra à mesa, Jesus lhes contou esta parábola: “Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você. Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante. Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”. Lucas 14:7-11

Mas Ele não está falando sobre a escolha do melhor lugar, tipo sentar no lugar separado para os padrinhos de casamento. Jesus está falando sobre nosso profundo desejo de ser honrado, e sobre como  ansiamos por ter um lugar de honra na vida das pessoas.

Quantas vezes queremos ter um lugar de honra, ser o melhor amigo, o filho preferido, o aluno mais excelente, a pessoa mais importante na vida de alguém. E ficamos esperando esse reconhecimento por parte das pessoas.

Tudo o que fazemos e falamos é esperando receber algo em troca, queremos receber honra  para satisfazer o desejo do nosso coração. Só que Jesus nos ensina o caminho inverso, a não buscar o lugar de honra, mas a nos humilharmos.

Humilhar-se não significa se achar pobrezinho, coitadinho. Humilhar-se está relacionado com considerar o outro superior, a prestar atenção às necessidades do outro. Tirar o olhar de si mesmo, para olhar o próximo.

Significa que você coloca a sua confiança em Deus, que supre todas as suas necessidades. Ele cuida de você. Ele sabe até quantos fios de cabelo existem na sua cabeça. Ele é quem dá a honra.

Podemos agir assim, pois já temos um lugar de honra na vida de Jesus. Não merecíamos nada, e Ele nos deu TUDO.

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus…

Foi assim que Jesus agiu conosco. Ele nos colocou num lugar de honra, morreu por nós. E essa é a mesma atitude que podemos ter com as pessoas:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, Filipenses 2:5-9

Outra versão diz para termos o mesmo sentimento de Cristo Jesus. Ele se humilhou até a morte e foi exaltado por Deus. Ele nos mostrou como viver o verdadeiro amor.

Segredo para o relacionamento

Existe um segredo aí. Quando consideramos os outros mais importantes do que nós mesmos, quando honramos o próximo, sem esperar nada em troca, vivemos o verdadeiro amor. Permitimos que o amor de Jesus flua através de nós.

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Filipenses 2:3

O contrário do amor é o egoísmo. O egoísmo é considerar os seus interesses, opiniões, vontades, mais importantes do que os interesses do próximo. O egoísmo traz destruição, dor, separação e morte.

Sempre que há discussões, brigas, ciúmes em um relacionamento é porque ali está presente o egoísmo.

Por isso, o segredo para um relacionamento feliz é: receber o amor de Jesus que é perfeito e dar esse amor.

O perfeito amor considera o outro, honra, ama em todo tempo. Não olha para si mesmo, mas recebe o amor de Jesus e o passa adiante.

O amor nunca falha; 1 Coríntios 13:8

Permaneçam no amor de Cristo Jesus, que nunca falha

Gladys Sindlinger

Posts recomendados

Deixe um comentário